top of page
Buscar

São Paulo recebe a 3ª Mostra Brasileira de Filmes Polares

Atualizado: 2 de out.

Referências nacionais e internacionais participaram das edições anteriores. A exemplo, o cineasta Jorge Bodanzky; a fotógrafa Marina Klink; o velejador Beto Pandiani, e o meteorologista e primeiro brasileiro a ir ao Polo Sul, professor Rubens Junqueira Villela.


A capital paulista vai sediar, nos dias 10 e 11 de outubro, a 3ª Mostra Brasileira de Filmes Polares. Principal atividade cultural do InterAntar - projeto de Extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC) - a edição de 2025 acontece em novo formato, no Domo Digital do Instituto Principia. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados através da plataforma Sympla, a partir do dia 1º de outubro, no site do InterAntar (https://www.interantar.com/mostra).


ree

Divulgação/ Guará Produções


Uma das grandes novidades é a parceria com o Rocky Spirit, maior festival de filmes ao ar livre do Brasil. Na programação, quinze produções de oito países: Brasil, França, Austrália, Itália, Finlândia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.  


Conforme explica o curador, Nelson Barretta, os filmes de curta duração abordam a Antártica, Ártico, Terceiro Polo e Criosfera. “Teremos ciência, história, arte e turismo em trabalhos inéditos e emocionantes”, revela Barretta. Também estão previstos o lançamento do livro Biodiversidade nas Regiões Polares e uma performance de Live Cinema.


Desde 2023, a Mostra Brasileira de Filmes Polares teve a presença de mais de seiscentas pessoas, com a exibição de dezesseis produções audiovisuais. Além disso, promoveu a realização de mesas-redondas e projeções fotográficas.


Sandra Freiberger Affonso é a coordenadora da atividade. Ela destaca que a missão é ampliar a abordagem quanto às questões polares, que não costumam fazer parte do cinema tradicional. 


“A mostra é uma experiência enriquecedora, que ultrapassa o entretenimento e gera reflexão, diálogo e novas conexões culturais. A expectativa é que contribua à formação de um público mais crítico e diverso ligado às questões ambientais, sob novas perspectivas, bem geladas”, reforça Sandra.


Caminho natural


Há 12 anos, o InterAntar atua na educação e divulgação científica das regiões polares. De acordo com a coordenadora geral, Silvia Dotta, a mostra foi um caminho natural. 


“Para cumprir com o propósito de formar uma mentalidade polar no Brasil, é necessário investir em diferentes expressões. A linguagem cinematográfica sempre esteve presente nas incursões do InterAntar - vale lembrar que, em nosso canal no YouTube, foram produzidos mais de trezentos vídeos”, pontua Dotta. 

 

SERVIÇO


O quê: 3ª Mostra Brasileira de Filmes Polares


Quando: 10 e 11 de outubro


Onde: Domo Digital do Instituto Principia. Rua Pamplona, 145, São Paulo, SP.


Confira a programação completa pelo site do InterAntar:


Os ingressos são limitados e devem ser reservados através do mesmo link acima, a partir do dia 1º de outubro.


 

 
 
 

Comentários


bottom of page