top of page
Buscar

Objetos de Aprendizagem do InterAntar são premiados no 14º Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Sandra Freiberger Affonso, à esquerda, com equipe do InterAntar na apresentação dos Objetos de Aprendizagem premiados no CBIE
Sandra Freiberger Affonso, à esquerda, com equipe do InterAntar na apresentação dos Objetos de Aprendizagem premiados no CBIE

Três Objetos de Aprendizagem (OAs) do InterAntar foram destaque no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), em novembro, na cidade de Curitiba. A 14ª edição teve como temática central “Educação em Transformação: Inteligências que Moldam o Futuro”.


Parte das atividades do maior evento do gênero no país, o Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (Apps.Edu) premiou os jogos digitais “Corrida Antártica”, “Rota do Plástico” e a Simulação em 3D “Criosfera X”, na categoria protótipos. 

Objetos de Aprendizagem selecionados


“Corrida Antártica”, premiado como segundo melhor aplicativo, permite ao jogador conhecer temas pouco explorados - tanto em livros didáticos como tecnologias educacionais - relacionados à fauna antártica, nichos ecológicos de pinguins e, principalmente, cadeias alimentares do hemisfério sul.  

“Rota do Plástico”, que ficou com o terceiro lugar, é um jogo educacional para smartphone Android que tem como proposta conscientizar sobre como os resíduos afetam lugares remotos, reforçando que pequenas atitudes importam.  

A Simulação 3D “Criosfera X”, que recebeu Menção Honrosa, realiza a coleta de material e dados científicos sobre a atmosfera, meteorologia e glaciologia - importantes para a compreensão do cenário climático global. 


Conforme destacou Sandra Freiberger Affonso, pós-doutoranda do InterAntar e game designer desses aplicativos, os prêmios são de grande relevância ao programa, que há mais de uma década atua na educação e divulgação científica da Antártica e Ártico. 

“Ficamos lisonjeados com esses reconhecimentos. É muito importante termos a oportunidade de inserir as temáticas relacionadas às regiões polares no principal congresso voltado à informática e educação no Brasil”, pontua Sandra. 

Há três anos, o InterAntar - projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC) - também implementou a Fábrica de Jogos, com o intuito de desenvolver formas lúdicas e significativas para a aprendizagem das regiões polares. 


O CBIE é o evento anual da Sociedade Brasileira de Computação. A meta é promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial, no âmbito da Informática na Educação. 


Sobre o InterAntar

O InterAntar é um programa de educação e divulgação científica sobre as regiões polares. Oferece formação de professores, desenvolve materiais didáticos e mídias interativas para a divulgação e aprendizagem das ciências relacionadas à Antártica e ao Ártico. O objetivo é permitir que a sociedade brasileira compreenda a importância dessas regiões e relações com o país, nas esferas ambiental, climática, política e social.

Para conhecer mais sobre os Objetos de Aprendizagem e outras ações do InterAntar, acesse: www.interantar.com



 
 
 

Comentários


bottom of page