As Mudanças Climáticas são ocasionadas por fenômenos naturais ou por meio da ação humana?


As Mudanças Climáticas são variações no clima do nosso planeta, que podem ser ocasionadas por fenômenos naturais, tais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra, ou antropogênicas, causadas pelo ser humano, associadas ao aumento da emissão de gases do Efeito Estufa (Aquecimento Global) devido a queima de combustíveis fósseis, que se intensificou a partir da Revolução Industrial.




Se existe Aquecimento Global, por que há regiões que parecem estar esfriando?


O Aquecimento Global é a intensificação do Efeito Estufa, ocasionando o aumento da temperatura média do planeta como um todo em um longo período de tempo. Isso não significa que não haverá regiões frias. Por meio do Aquecimento Global, surgem as Mudanças Climáticas, que também incluem frio extremo em determinadas regiões, assim como longos períodos de estiagem.




Como as Mudanças Climáticas podem nos afetar?


Os impactos das Mudanças Climáticas incluem a intensificação de fenômenos meteorológicos extremos, como frio extremo em determinadas regiões, longos períodos de estiagem, secas, tufões, ondas de calor e ciclones. Os eventos climáticos extremos prejudicam a agricultura e a pecuária, provocam o aumento de incêndios (queimadas), escassez de água, afetam a sobrevivência de várias espécies, levando à perda da biodiversidade, ocasionam o derretimento mais acelerado das geleiras nas regiões polares, aumentando o nível do mar e afetando populações humanas costeiras




O que é criosfera?


A criosfera é um sistema terrestre que engloba todas as áreas da superfície do planeta em que encontramos água em sua forma sólida, portanto ela faz parte da hidrosfera. Seus principais componentes são as diversificações que o gelo pode ter: neve, geleira, oceano congelado, icebergs, dentre outros, além do solo congelado (permafrost).




O que é permafrost?


O permafrost é a denominação que se dá para solos nos quais água neles presente está permanentemente congelada. Em outras palavras, podemos resumir em solo congelado. Embora não seja possível definir de forma precisa a sua extensão, eles ocorrem com muita frequência em regiões polares, onde a temperatura sempre está abaixo de 0ºC.




O que são geleiras?


Geleiras são grandes camadas espessas e compactas de gelo que se originaram em a partir do depósito de neve sobre algumas superfícies (como as montanhas) por centenas ou até milhares de anos. Isso só é possível porque nesses lugares a temperatura se mantém sempre muito baixa, impossibilitando o derretimento da neve em água.




Qual a diferença entre Aurora Boreal e Aurora Austral?


As Auroras são fenômenos ópticos que ocorrem nos céus noturnos das duas regiões polares devido ao impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. A Aurora Boreal ocorre no Ártico e a Aurora Austral ocorre na Antártica. E elas se movem em sentidos opostos: a Austral se move em direção ao sol enquanto a Boreal se move no sentido contrário.




Como é possível que o Polo Norte e o Polo Sul tenham o mesmo fuso horário?


Cada país, região ou continente tem um ou mais fusos horários, baseado nos meridianos que o dividem. Os meridianos são linhas imaginárias traçadas verticalmente em relação a Linha do Equador. Por esse motivo, apesar da distância entre os polos, os mesmos meridianos passam por ambos




O que é o sol da meia-noite?


Devido a inclinação da Terra e aos movimentos de rotação e translação do planeta, durante os meses de inverno os raios solares não incidem sobre os polos, permanecendo na escuridão por meses, enquanto que, durante o verão, é possível que o sol seja visto no céu à meia-noite nas regiões polares. Quando é verão na Antártica, é inverno no Ártico e vice-versa.




Por que parece que os pinguins estão sempre de smoking (traje de gala)?


Os pinguins passam boa parte de sua vida na água e por essa razão são considerados animais aquáticos. Sua coloração preta e branca característica garante uma importante adaptação a esse meio. Na água, quando avistado de cima, o preto do pinguim se confunde com o fundo oceânico, já quando visto de baixo sua coloração branca se confunde com a iluminação no topo do oceano.




Existem árvores nas regiões polares?


As regiões polares apresentam pouquíssimos representantes de vegetais superiores devido às extremas condições que apresentam: frio intenso, solo sempre congelado ou encharcado quando descongela, falta de luz solar durante cerca da metade do ano. No entanto, ainda existe flora nas regiões, que consiste principalmente de musgos e líquens (Tundra), principalmente no verão. No entanto, com as mudanças climáticas, tem-se observado que árvores do bioma Taiga têm se aproximado cada vez mais da região Ártica.




Como os animais polares sobrevivem ao frio?


Todos os animais que vivem nas regiões polares contam com várias adaptações ao frio extremo. Muitos apresentam uma espessa camada de gordura abaixo da pele que impede que a perda de calor para o meio seja muito intensa, juntamente com os pelos ou penas. Muitos organismos aquáticos possuem proteínas anticongelantes, que diminuem o ponto de congelamento do sangue. Além disso, muitos migram no inverno e só retornam quando a temperatura eleva um pouco e as regiões explodem em vida e recursos.




Qual região polar é mais fria?


A Antártica é mais fria que o Ártico. Não há somente um motivo por trás dessa diferença, mas pode ser listado pelo menos três. A maior parte da Antártica fica 3 Km acima do nível do mar e as temperaturas diminuem conforme a altitude aumenta. A Antártica é um continente cercado por águas, ao contrário do Ártico, e a água aquece e resfria mais lentamente do que a terra. Por último, o inverno no Hemisfério Sul acontece durante o afélio (quando a Terra está mais afastada do Sol).




Por que se diz que a Antártica é o continente dos extremos?


Porque a Antártica é o continente mais seco, mais ventoso, mais frio, mais isolado e com maior altitude média. Além disso, é o continente que tem a maior quantidade de água doce. Mas, se tem tanta água, como então é ao mesmo tempo o continente mais seco? Acontece que grande parte da água doce da Antártica encontra-se congelada.




Onde ficam o Polo Norte e o Polo Sul?


O polo norte geográfico se encontra no meio do polo sul, mais especificamente, no ponto de latitude de 90º Norte em qualquer valor de longitude. Enquanto que o polo sul geográfico fica no meio do continente antártico, no ponto oposto ao Polo Norte, ou seja, o Polo Sul está localizado na latitude de 90º Sul em qualquer grau de longitude. Os polos magnéticos não coincidem exatamente com os polos geográficos.




O que é o Tratado da Antártica?


É um documento assinado em 1959, inicialmente por 12 países (África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos da América, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido e Rússia), concordando que a Antártica não deve ser disputada como território de uma única nação ou ser utilizada para fins econômicos, mas, ao contrário, é um continente destinado a ações pacíficas e científicas. O Brasil aderiu ao Tratado em 1975.




O que é o Efeito Estufa?


É um processo que ocorre naturalmente na Terra pelo armazenamento de calor proveniente do Sol na atmosfera do planeta, impedindo que parte da radiação solar reflita para o espaço, graças à presença de determinados gases, como ozônio, gás carbônico e vapor d'água. Isso possibilita a existência de vida na Terra, porém, quando intensificado, pode causar aquecimento global.





Autores:

Breno Soares Cardoso, Flavia Sant’Anna Rios, Luana Zischler, Lucas Paulo Biscaia Fernandes, 

Lúcia Sanguino, Melissa Spindola Estevam, Vinícius da Luz Redígolo.