>

>

Quarteto polar: Ártico

O “Quarteto Polar - Ártico” é um jogo de cartas, que apresenta 8 animais, seus respectivos hábitos alimentares, suas distribuições pelo globo e curiosidades sobre as espécies. É uma excelente introdução ou revisão ao tema de cadeias alimentares do Ártico, já que relaciona e exemplifica o que cada animal consome. Além disso, mostra e torna mais fácil a visualização de onde o animal está distribuído, contribuindo para que o ensino sobre a biogeografia se torne mais concreto. Este jogo também pode ser utilizado junto com o jogo “Quarteto Polar - Antártica”, que é bastante semelhante, podendo misturar as cartas, ou organizar de modo que parte dos estudantes utilize um dos jogos e parte utilize o outro, promovendo uma troca de informações ao final. Dessa forma, a composição da fauna e a distribuição dos animais do Ártico e do Ártico ficam evidenciadas de forma comparativa.

Autores:

Alessandra da Conceição Zanin, Andre Olivotto Agostinis, Fernanda Sant'Anna do Espírito Santo, Flavia Sant'Anna Rios, Lucas Paulo Biscaia Fernandes, Sandra Freiberger Affonso, Suelen Zantta Kiem.

Participantes

2 a 4 jogadores

Objetivo

Reunir as quatro cartas com as informações do mesmo animal, formando um quarteto. Formar o maior número de quartetos.

Habilidades trabalhadas

Materiais

32 cartas (8 quartetos)

Obs.: Cada quarteto é composto por 4 cartas, contendo as mesmas informações sobre um determinado animal da Antártica, porém, em cada carta de um quarteto está em destaque (tamanho maior) um dos seguintes aspectos: imagem do animal com nome popular e científico, imagem e nome científico do alimento principal, mapa da distribuição geográfica e texto com curiosidades a respeito desse animal. Como são 8 quartetos, tem-se ao todo, informações sobre 8 animais. Caso opte-se por juntar as cartas deste jogo com as do “Quarteto Polar - Ártico”, tem-se o dobro de cartas, podendo aumentar o número de jogadores.

Materiais de apoio