Qual é a palavra?

Este jogo é inspirado em jogos digitais para smartphones e apresenta em cada carta quatro imagens que têm uma relação nem sempre muito óbvia entre si. A missão do jogador é decifrar quais são essas palavras dentro de um prazo limitado tempo. A temática das imagens e das respectivas palavras está relacionada às Regiões Polares da Terra. Sugere-se que, após a atividade lúdica, o material seja retomado, podendo projetar a imagem das cartas para que todos vejam ao mesmo tempo e seja realizado um debate ou mesmo uma atividade de pesquisa, aprofundando-se o tema. O professor ou a turma podem escolher um ou mais temas
para explorar com mais detalhes de acordo com o interesse ou os conteúdos curriculares trabalhados em Ciências, Língua Portuguesa, Geografia ou outras disciplinas.

Autores:

Flavia Sant'Anna Rios, Samantha Costa Gusmão, Sandra Freiberger Affonso

Participantes

2-16 jogadores ou equipes

Materiais

  • 16 cartas com enigmas

  • 1 carta-gabraito

  • Cronômetro, temporizador, ampulheta ou relógio

  • Papel e caneta (opcional)*Obs.: Sugere-se que as respostas sejam anotadas em papel à parte e não nas próprias cartas, de modo que as cartas sejam utilizadas várias vezes.

Objetivo

Descobrir qual é a palavra relacionada às quatro imagens em cada carta.

Habilidades trabalhadas

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Códigos das habilidades (BNCC)

Materiais de apoio