>

>

Contação de História: Teia alimentar e a reprodução dos pinguins

Para trabalhar os temas referentes à teia alimentar e à reprodução dos pinguins com estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, sugere-se trabalhar a história narrada no livro “As aventuras do Grande Papu” (disponível em livro, E-Book e Audiobook) na forma de contação de história. Pode ser confeccionado um painel de feltro, ao qual são adicionadas peças também de feltro com um pedaço de velcro no verso, compondo um cenário polar, bem como personagens e outros objetos, com interação dos estudantes para que participem mais ativamente e envolvam-se com a história. Ao final deste documento, estão disponíveis moldes para as peças de feltro.

Autores:

Flavia Sant'Anna Rios, Sandra Freiberger Affonso, Sonia Regina Grötzner.

Participantes

Variável

Objetivo

Compreender algumas interações ecológicas dos animais antárticos e aspectos relacionados à reprodução dos pinguins, bem como os impactos das atividades antrópicas nessa dinâmica.

Habilidades trabalhadas

EI01EF03

EI02EF04

EF15LP16

EF69LP50

EF03CI05

EF04CI04

EF08CI07

Materiais

  • Painel de feltro ou metálico

  • Personagens e objetos de feltro: pinguins adultos, filhotes de pinguins, ovos, ninhos de pedra, krill, baleia-jubarte, foca-leopardo, skua, barco pesqueiro, barco da polícia

  • Cenário de feltro: montanha, mar, nuvens, icebergs, sol

  • Livro, eBook e Audiobook “As aventuras do Grande Papu” (Freiberger-Affonso & Rios, 2021).

Material de apoio

06. contacao.JPG