>

>

A ponta do iceberg

Sugere-se que esta atividade seja realizada em associação com os Experimentos “Formação dos Icebergs” e “Flutuabilidade dos Icebergs”. Acreditamos que a melhor sequência seria esta atividade entre os dois experimentos.

Entretanto, pode ser uma atividade independente também. Será necessário apenas um computador ou smartphone para utilizar a ferramenta “Iceberger”, através da qual pode-se desenhar icebergs e verificar que seu comportamento na água está relacionado com suas propriedades físicas, como a densidade, mas também com a geometria de sua forma, que se altera à medida que derrete. Por isso, frequentemente os icebergs viram.  Associa-se a figura concreta dos icebergs com a metáfora: “a ponta do iceberg”. Será que ela realmente está correta? Esta atividade permite verificar e refletir a respeito. Ao final, são apresentadas fotografias em tamanho maior para que possam ser projetadas na sala de aula.

Autores:

Flavia Sant'Anna Rios, Sandra Freiberger Affonso.

Participantes

Variável

Habilidades trabalhadas

EF67LP38

EF01MA13

EF05MA17

EF07MA21

EF08MA18

Códigos das habilidades (BNCC)

Objetivo

Verificar que os icebergs podem ter diferentes formas, qual a proporção de um iceberg fica emersa e submersa e como se comportam na água dependendo de sua forma, contradizendo algumas informações de senso comum.

Materiais

Computador ou smartphone

Material de apoio

04. ponta do iceberg.png