>

>

De Albatroz a Zooplancton

Este é um jogo de encadeamento de palavras sobre a Antártica, que pode ser aplicado no contexto de várias disciplinas, como Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa ou ainda de forma interdisciplinar. Cada uma das 70 fichas contém apenas uma palavra, incluindo nomes de seres vivos, fenômenos, formações geográficas e personagens históricos, dentre outros.

O principal objetivo é permitir que os estudantes se familiarizem com uma série de termos e expressões relacionados às regiões polares de modo divertido, despertando assim o interesse sobre o tema.  Com o intuito de estimular a curiosidade, a maioria dos termos presentes nas fichas é propositalmente desconhecida para grande parte dos estudantes.

O jogo é acompanhado de um glossário com a definição dos termos para auxiliar o professor. Assim, após a atividade lúdica, o professor ou o palestrante pode pedir para que os estudantes digam quais palavras não conhecem e citar algumas que lhes despertaram maior curiosidade. Em seguida, os termos podem ser explicados ou ser solicitado que os estudantes realizem uma pesquisa. Não é necessário trabalhar com todas as palavras desconhecidas, mas pode-se eleger algumas que despertaram maior interesse na turma. As fichas também podem ser utilizadas para treinar a ordem alfabética ou em uma atividade em que os estudantes devam agrupá-las, formando-se conjuntos, como mamíferos, aves, países, vegetais, animais, etc.

O jogo  “De Albatroz a Zooplancton” pode ser utilizado juntamente com o jogo “De Abelha a Wolverine”, cuja temática é relacionada ao Ártico. As fichas podem ser misturadas ou cada jogador ou equipe pode utilizar a ficha de um dos jogos e, na discussão posterior, podem ser feitas comparações entre elementos das duas regiões polares.

Autores:

Breno Soares Cardoso, Fernanda S, do Espírito Santo, Flavia Sant'Anna Rios, Luana Zischler, Robson Mariano Euzébio de Oliveira, Sandra Freiberger Affonso.

Participantes

2-4 jogadores ou equipes

Materiais

70 fichas com palavras sobre a Antártica

Objetivo

Formar a sequência com maior número de palavras encadeadas.

Habilidades trabalhadas

EF04LP03

EF05LP22

Códigos das habilidades (BNCC)

Materiais de apoio