A professora associada da Universidade Federal do ABC (UFABC), Silvia Dotta, foi agraciada com a Medalha Amigo da Marinha em cerimônia realizada quinta-feira, dia 7 de novembro, no Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, na cidade de São Paulo.
Comunicóloga e Doutora em Educação, Dotta é a representante do Ministério da Educação (MEC), na Secretaria da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (SECIRM). Silvia Dotta também coordena o programa InterAntar, iniciativa que tem como objetivo promover a educação e comunicação científica acerca das regiões polares. A condecoração é um reconhecimento pelo trabalho de divulgação da importância do mar para a sociedade.
A Medalha Amigo da Marinha foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras Forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha do Brasil.
InterAntar
Criado há 11 anos, o InterAntar é um programa de educação e comunicação científica sobre as regiões polares. Oferece formação de professores, desenvolve materiais didáticos e mídias interativas para a divulgação e aprendizagem das ciências relacionadas à Antártica e ao Ártico. O objetivo é permitir que a sociedade brasileira compreenda a importância dessas regiões e relações com o país, nas esferas ambiental, climática, política e social.
Na prática, diversas atividades são realizadas, como cursos a distância, gratuitos, para professores da rede pública, de forma que se tornem multiplicadores do conhecimento. Ao todo, 1 mil profissionais da educação foram qualificados no Brasil e no exterior.
Outra frente do InterAntar são as participações em eventos científicos e organização de atividades nacionais. A exemplo, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Ocean Week e duas edições da Mostra Brasileira de Filme Polar.
Livros paradidáticos na versão impressa e online, gratuitos, também fazem parte dos projetos, como o recente volume Antártica, Ártico e Mudanças Climáticas, da coleção 101 Perguntas Sobre as Regiões Polares.
O InterAntar também cria jogos educacionais digitais e concretos. A exemplo, RPG educacional para smartphone em que o participante é um turista que vai viver uma aventura científica na Antártica. O download é gratuito.
コメント